SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Na última terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, promoveram uma apresentação sobre a Lei Lucas, cujo objetivo é capacitar os profissionais da educação em noções básicas de primeiros socorros para lidar com situações de emergência.

Saúde - 01 de Abril de 2024 - 13:32:59


...

Na última terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, promoveram uma apresentação sobre a Lei Lucas, cujo objetivo é capacitar os profissionais da educação em noções básicas de primeiros socorros para lidar com situações de emergência. O evento contou com a presença de alunos do 3° ano do ensino médio do C.E.T.I e da professora Nara Janete, que convidaram a secretaria para apresentar o tema.

A Lei Lucas foi criada após a morte do menino Lucas Begalli Zamora, de apenas 10 anos, que engasgou com um cachorro-quente durante uma excursão escolar. A tragédia poderia ter sido evitada se os profissionais da educação presentes soubessem como agir em uma situação de engasgo.

Desde então, a Lei Lucas tornou-se obrigatória em todo o país, determinando que as escolas devem capacitar seus funcionários em noções básicas de primeiros socorros. O objetivo é que os profissionais saibam como agir em situações de emergência, como engasgos, convulsões, paradas cardíacas, entre outras.

Durante a apresentação, os profissionais do SAMU explicaram a importância da Lei Lucas e como ela pode salvar vidas. Foram apresentadas técnicas de primeiros socorros, como a manobra de Heimlich para desobstrução das vias aéreas, e orientações sobre como agir em situações de emergência.

Prefeitura Municipal de Curimatá.