Notícias

No mês de março do ano passado, tive a honra de acompanhar o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí.

Data de Publicação: 16/06/2023

No mês de março do ano passado, tive a honra de acompanhar o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, juntamente com o Presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, Thiago Brandim, em uma reunião com o Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), o Desembargador José Ribamar Oliveira. Na ocasião, discutimos a possibilidade de reativação da Comarca de Curimatá e ressaltamos a importância dessa medida para o desenvolvimento econômico do município.

Recentemente, representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí estiveram em Curimatá para apresentar o projeto “Justo Acesso”, que será instalado no prédio onde funcionava o antigo Fórum. Embora seja uma boa iniciativa é importante salientar que nossa luta é pela instalação da Comarca de Curimatá e não por serviços paleativos, onde a maioria destes serviços já estão sendo ofertados na cidade. Ademais, a agregação da Comarca de Curimatá à Comarca de Avelino Lopes resultou na ausência de um juiz residente na cidade, o que gerou uma forte sensação de impunidade e distanciamento do Poder Judiciário e da lei por parte da população. A falta de uma estrutura judiciária própria prejudica o acesso à justiça e compromete a segurança jurídica dos cidadãos de Curimatá. Por isso, a desagregação da Comarca é imprescindível para garantir a efetividade do sistema judicial e para promover o desenvolvimento social e econômico do município.



PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIMATÁ

CNPJ: 06.554.273/0001-64

  • Praça Abdias Albuquerque, 427 - Bairro: Centro - CEP: 64960-000 - Curimatá/PI
  • Telefone: (89) 3574-1198
  • E-mail: pref.curimatapi@hotmail.com