SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

GESTÃO FISCAL

Lei Complementar nº 101/2000 – art. 48
Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017
Estratégia de Saúde da Família.

O que é?

Estabelecimentos de saúde formados por uma Equipe de Saúde da Família - ESF, a Atenção Primária à Saúde é uma das portas de entrada do SUS, sendo a principal delas e o primeiro nível de atenção à saúde. Possui um modelo assistencial que busca entender as necessidades da população e a complexidade dos territórios. Isso para que os indivíduos consigam a assistência de saúde necessária apenas nesse nível. O objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade.

Etapas para a realização deste serviço

O trabalho da ESF segue os princípios do processo de trabalho das unidades básicas de saúde. Existe uma população adscrita que está presente no território da UBS, de forma a estimular o desenvolvimento de relações de vínculo e responsabilização entre a equipe e a população, garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado com o objetivo de ser referência para o seu cuidado. Os Agentes Comunitários de Saúde tem papel fundamental nesse processo, pois são os profissionais responsáveis para trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a micro área; estar em contato permanente com as famílias desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde e a prevenção das doenças, de acordo com o planejamento da equipe; cadastrar todas as pessoas de sua micro área e manter os cadastros atualizados; orientar famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; dentre outras atribuições necessárias para estabelecer esse vínculo da equipe com a população a fim de garantir a continuidade das ações de saúde.

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Serviços ofertados diariamente, alguns procedimentos e atendimentos de forma imediata ou com pouca espera, e também agendados.

Requisitos

O acesso aos serviços deve ser fácil, contínuo e para todos, pois a atenção básica é a porta de entrada preferencial do SUS.

Formas de Atendimento

prestação de assistência à população de maneira integral, atendendo as necessidades relacionados ao cuidado, promoção e manutenção da saúde, prevenção de doenças e agravos, cura, reabilitação, redução de danos e dos cuidados paliativos. Com atendimentos individualizados e multiprofissionais a fim de atender às necessidades da coletividade e dos indivíduos, por meio do cuidado integral e da gestão qualificada.

Regularidade da Oferta

Segunda-feira a Sexta-feira.

Taxa / Tarifa

Gratuito.

Documentos

Cartão do SUS e CPF.

Formas de Prestação de Serviços

A equipe cadastrada presta serviços de acordo aos princípios do SUS e de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica.

Informações de Acesso

O acesso ao serviço de saúde é para todos. Os atendimentos são registrados em Sistema através do PEC (Prontuário Eletrônico do cidadão), que é um sistema de informações mantidas de forma eletrônica, ao longo da vida de um indivíduo, nele estão armazenadas as informações de saúde, clínicas e administrativas originadas das ações das diversas categorias profissionais que compõem a APS.

Metodologia Utilizada

Todas as ações de saúde pública devem ser planejadas levando em conta os condicionantes e os determinantes de saúde de um dado território. Isso significa dizer que elas são personalizadas para a população de cada território; A ESF no seu processo de trabalho precisa estimular e desenvolver relações de vínculo com a comunidade, garantindo a continuidade das ações de saúde e ser referência para o cuidado dentro do seu nível de atenção. Dentre algumas atribuições de nós profissionais das equipes de saúde da família e que estamos desenvolvendo dentro da nossa realidade estão: Participação do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades que precisam ser acompanhadas no planejamento local; Realização do cuidado em saúde da população adscrita, na unidade de saúde, no domicílio e nos demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outros), como exemplo palestras nas escolas, atendimento em grupo nas escolas; Realizamos ações de atenção integral conforme a necessidade de saúde da população local, bem como as previstas nas prioridades e protocolos da gestão local ( EX: ações de combate à dengue, Vacina nas escolas, Multivacinação, campanhas de prevenção ao Câncer de colo do útero e de mama, prevenção de gravidez na adolescência, dentre outras) ; Buscamos garantir a integralidade da atenção por meio da realização de ações de promoção da saúde, prevenção de agravos, da garantia de atendimento da demanda espontânea, da realização das ações programáticas; Realização de busca ativa; Realização de notificação de doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local; Realização de escuta qualificada das necessidades dos usuários em todas as ações, proporcionando atendimento humanizado e viabilizando o estabelecimento do vínculo; Responsabilidade pela população adscrita, mantendo a coordenação do cuidado mesmo quando esta necessita de atenção em outros serviços do sistema de saúde; Participação das atividades de planejamento e avaliação das ações da equipe, a partir da utilização dos dados disponíveis; Promoção a mobilização e a participação da comunidade, buscando efetivar o controle social; Identificação de recursos na comunidade que possam potencializar ações intersetoriais com a equipe, sob coordenação da SMS; Qualificação do registro das atividades nos sistemas nacionais de informação na Atenção Básica; Participação das atividades de educação permanente; E realização de outras ações e atividades que vão sendo definida de acordo com as prioridades locais.

Locais de prestação do serviço

atendimentos prestados no âmbito da unidade de saúde, no domicílio e nos demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outros), quando necessário.

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

o atendimento com o profissional varia de acordo ao número de pacientes marcados no dia e a ordem de chegada dos mesmos na unidade, levando em consideração também às prioridades. Estimando-se uma média de 20 min entre cada paciente quando se trata de consultas e para procedimentos o tempo de espera é menor e muitas vezes imediato.

Padrão de qualidade esperada

De acordo aos Indicadores da Atenção Primária, a equipe mantém um padrão bom de qualidade e no que se refere a atendimentos avaliamos como acima da média.

agendamento

Na unidade básica de saúde através da recepção ou diretamente com o profissional no atendimento e também através dos Agentes Comunitários de Saúde.

Entidade/Órgão Responsável

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Endereço: Praça Abdias Albuquerque, 427, Centro
Setor Responsável: Secretaria Municipal de Saúde
Horário de Atendimento: 07:30 às 13:30

Avaliar Serviço